PESQUISA DE EQUIPAMENTOS

Pesquisa personalizada

domingo, 9 de outubro de 2011

GWA AA-12. Um fuzil, uma metralhadora ou uma espingarda?


DESCRIÇÃO
Espingardas em calibre 12 tem um poder de impacto que já se tornou lendário. Até uma criança de 10 anos já ouviu falar sobre o estrago que um tiro de um cartucho calibre 12 pode causar. Mesmo com uma capacidade de munição que costuma ficar limitada a 7 ou 8 tiros, estas armas estão presentes no ambiente militar, policial e civil e são muito apreciadas.
Um engenheiro norte americano chamado Maxwell Atchisson, em 1972, teve a idéia de criar um novo tipo de espingarda nesse versátil calibre que permitisse juntar seu poder de impacto do cartucho calibre 12 com volume de fogo de um fuzil automático e criou a primeira espingarda automática (dispara rajadas) dimensionada para disparar este cartucho.

Acima: A AA-12 tem um desenho tipico de um fuzil, porém bem mais "encorpado". O seu mencaismo foi projetado para absorver boa parte do conhecido recuo deste potente cartucho.
O projeto inicial tinha um sistema de operação blowback com o curso do ferrolho aumentado além da necessidade para extração do cartucho para diminuir a cadencia de tiro, assim como o recuo. O ferrolho ficava aberto durante todo o processo de disparo.
Em 1980, o projeto, foi revisto e mudanças em seu sistema de funcionamento foram aplicados visando o uso mais seguro com munições mais potentes, típicas de uso militar. A partir daí o ferrolho passou a ficar fechado durante o disparo, só abrindo para ejetar o cartucho, sendo fechado posteriormente.

Acima: Nesta recente foto, pode-se ver os dois tipos de carregadores que a AA-12 pode usar, assim como este acabamento camuflado "pixel" padrão nas forças armadas norte americanas.
A AA-12 pode usar um carregador destacável em forma de caixa (como a de um fuzil) com 8 cartuchos ou um carregador tipo tambor com 20 ou 32 cartuchos como na submetralhadora Thompson 45, e a arma opera com um seletor de tiro que possui a posição “travado”; tiro intermitente (um tiro por vez) e automático (rajada). Nesse modo, a AA-12 dispara a uma cadência 360 tiros por minuto, o que acarreta em uma chuva de chumbo sobre o alvo, se for usado um cartucho com chumbos “Buck Shot” que lança cerca de 5 projéteis esféricos de 8,4 mm em cada disparo.
O uso de uma espingarda em calibre 12 que pode disparar em regime totalmente automático já traz, por si só, uma grande dor de cabeça para seu inimigo, agora imaginem que as novidades não acabam aqui. Na verdade, parte das novas possibilidades que a AA-12 traz é sua nova munição chamada de Frag 12 que consiste em um projétil com pequenas asas retrateis que se abrem ao sair do cano da AA-12 e que levam um projétil singular com carga explosiva fragmentada até o alvo. Ao tocar o alvo, este projétil explode lançando fragmentos de metal a distancias que podem chegar a 170 metros. Não é preciso ser um gênio para entender a implicação disto. A arma é extremamente letal, mesmo contra inimigos escondidos atrás de janelas.

Acima: Aqui podemos ver um projétil FRAG-12, explosivo usado na AA-12. Sem duvida uma minigranada altamente letal.
A AA-12 é uma espingarda com foco no uso em operações em lugares apertados como no interior de uma casa ou em uma densa floresta. Algumas tropas de operações especiais norte americanas já usam este armamento em suas missões.
O projeto original de Maxwell Atchisson influenciou outros engenheiros como John Trevor Jr que desenvolveu um projeto chamado USAS 12 que foi vendido para a empresa sul coreana Daewoo. A USAS-12 é bastante parecida com o AA-12 e a influencia no desenho é inegável. O desempenho é parecido também.

Acima: O famoso poder de fogo do cartucho 12 tem sua versatilidade ampliada nesta espingarda automática.

FICHA TÉCNICA

Tipo:
Espingarda automática de combate.
Miras: Alça e massa fixa (existe a possibilidade de uso de uma mira óptica com 2X de zoom)
Peso: 5,2 Kg (vazio), 7,3 kg (carregada com 32 cartuchos)
Sistema de operação: Aproveitamento de gases blowback.
Calibre: 12
Comprimento Total: 0,99 m.
Comprimento do Cano: 18 polegadas.
Capacidade: Carregador de 8 cartuchos ou tambor de 20 ou 32 cartuchos


Acima: O modelo sul coreano USAS-12 tem semelhanças com a AA-12. Seu sistema de funcionamento foi, igualmente, influenciado pela AA-12.

ABAIXO PODEMOS VER UM EPISÓDIO DO PROGRAMA FUTURE WEAPONS SOBRE A AA-12


Fontes: Site Defense Review, Site World Guns, Site Gizmag.

Receba as atualizações dos 3 blogs Campo de Batalha em sua caixa de e-mail. Mande um e-mail solicitando o cadastro na lista para: campodebatalha.blogs@gmail.com

Comunidades Campo de Batalha no ORKUT e no Facebook. Participe!

45 comentários:

helio disse...

Ótimo artigo Carlos, mas queria saber qual é melhor a AA12 ou a SAIGA 12 na sua opinião?


Abraços

ZERO II disse...

É... Tenho lá meus "olho torto" contra as 12. Geralmente dou mais atenção a armas precisas. Mas quando soube da AA-12, mostrei prum amigo meu, policial civil... O cara ficou babando!

Como dizemos aqui na bahia, é uma "Cavalice"! kkkkkkkk...

Isso num é "De Deus", não! kkkkkkkk

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Helio. Eu conheço a Saiga mas li pouquissimo sobre ela e por isso não acredito que posa opinar. Mas haverá uma matéria sobre ela assim que eu fizer a pesquisa.

Zero, achei muito bom o comentário "Isso não é de Deus não"!!! KKKKK
Abraços

Alessandro disse...

Sobre a AA-12 saiu uma matéria boa na Revista Playboy. " BRINQUEDO ASSASSINO"
Quase abandonada por quase 2 décadas, A Atchisson Assault foi desenvolvida em capacidade e desenfio para que se tornasse uma .12 (Gauge) Automática.
AS Cenas de uma AA-12 no filme "Mercenários" mostra o poder de fogo e a capacidade desta plataforma para ESPINGARDA FULL AUTO.

luciana disse...

Linda! Mas uma arma que deve ser restrita a tropas especiais.
Necessário MUITO controle para não cair na mão de marginal.

romulo disse...

Nossa, acredito que essa arma da um bom poder de fogo ao esquadrão que a materializa, o que você acha Carlos?

"Jimmy" McNulty disse...

AA-12 Fully Automatic Shotgun!!! - YOUTUBE

http://www.youtube.com/watch?v=WOoUVeyaY_8

Video FODA!

eu disse...

JA TEMOS ARMAS DEMAIS, PRECISAMOS ÉDE PAZ, ESTA MERDA QUE ESTÃO LANÇANDO É ,MAIS UMA ARMA PRA TIRAR VIDAS, PORQUE NÃO FAZEM ALGUMA COISA PRA MELHORAR, PORQUE VCS NÃO VÃO PRO CAMPO DE BATALHA... QUEM TEM METRALHADORA É BANDIDO POLICIA ANDA COM PISTOLA. TEM GENTE QUE ADIMIRA ESSES CANALHAS,

eu disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos E. Di Santis Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos E. Di Santis Junior disse...

Bom... Para o intruso pacifista, preciso passar um puxão de orelha. O que uma pessoa que odeia as armas e vive na ilusão de que as pessoas são boazinhas e que são as armas que tornam as pessoas más, pode estar fazendo num site ou blog que apresenta armamentos e orienta de forma responsável o uso deste tipo de ferramenta que, pode até salvar a vidinha inútil de um otário como você. Uma coisa que me deixa muito irritado com este pessoalzinho pseudo intelectual que acha que sabe tudo e que prega a paz (dos criminosos apenas) é que se por um lado, são contra as armas, por outro são usuários de drogas como maconha e cocaína, vide o idiota do Fabio Assunção. Um drogado que é contra as armas e por outro ajuda a armar o trafico comprando, justamente drogas.... O que o pessoal desse blog acha disso? legal né!!!! Bando de hipócritas imundos. A paz no mundo existirá quando imbecis engravatados que tomam decisões que afetam a todos pararem de roubar, de ser gananciosos, de invadir terra dos outros, de enganar a população, ou mesmo seus funcionários (Me refiro a políticos e a empresários gananciosos que pagam 680,00 para um cidadão trabalhar 10 horas por dia de domingo a domingo, em prol de seu maravilho "direito" de ostentar carrões e jóias para sair por ai comendo tudo quanto é piranha interesseira que pode-se encontrar nas caras baladas das grandes metrópoles.
Pacifista de merda... vocês não são bem vindo aqui. Vê se arrumam um emprego e vão trabalhar ao invés de perder seu tempo invadindo sites e blogs como o meu, que tratam de coisas das quais vocês não gostam. Eu não fico entrando em sites de ONGs canalhas como o Viva Rio, pois sei que lá eu não encontrarei nada de bom. Tomem isso como exemplo e sumam daqui.
E tenho dito
PS: Vê se assinem suas mensagens e tenham dignidade de mostrar a cara. Eu faço isso e pois sei o que eu defendo. Vocês se escondem pois tem medo e se sentem inseguros com suas próprias idéias, bando de inúteis que só fazem peso na Terra.

Bruno disse...

Carlos, compartilho a sua opinião sobre aquele cara ali. É mais um peso morto no Brasil, se depender de pessoas como ele, o país não vai pra frente.

Bem, é uma tristeza que existam pessoas assim, mas vamos torcer para que comecem a sumir.

Voltando ao assunto do post:
Eu li todo o post, e fiquei com duas dúvidas:
1- Essa arma tem um recuo fortíssimo, principalmente em modo automático, não?
Porque o cara do vídeo parece controlar muito bem o recuo, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=WOoUVeyaY_8

2- Você disse que é uma arma boa para operações em ambientes apertados. Mas nas fotos ela parece ser bem grande, então isso não atrapalharia?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Bruno.
O recuo desta arma é controlado pelo seu peso, relativamente grande e pelo mecanismo de alimentação que fornece um redução do recuo como segunda função.
Sobre seu uso em ambientes apertado, se dá pois ela é mais curta que uma espingarda calibre 12 comum.
Abraços

Lucas disse...

Ao comentário acima, um velho ditado: Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas.

Uma arma não dispara contra alguem, visando feri-la mortalmente sozinha.

Osasco .22 disse...

Eea, blz?

Eu estava lendo sobre uma empresa chamada KEL-TEC, e muitos de seus projetos são em formato bullpup, ai eu te pergunto, há Cartucheira .12 KSG(http://world.guns.ru/shotgun/usa/shotgun-kel-tec-ksg-e.html) e o rifle 7,62mm RFB(http://world.guns.ru/sniper/sniper-rifles/usa/kel-tec-rfb-e.html) seriam bons nas forças especiais?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Osasco.
A espingarda calibre 12 KSG é bastante interessante, porém o fuzil se RFB tem não foi projetado para uso em condição de combate. Já li que o modelo apresenta alguns problemas de ejeção.
Abraços

Lê Silva disse...

Realmente um ótimo artigo Carlos,o FRAG 12 é praticamente um míni míssil,ótimo,uso a tradicional 12 e percebo a AA-12 bem compacta mesmo,valeu,ótimo mesmo,abraços.

Carlos Spetsnaz disse...

bom comentario senhor Carlos calou boca daquele pacifista de merda.

esses idiotas vem falar merda aqui.

voltando ao assunto sempre gostei da AA12 é a melhor arma em calibre 12 em minha opiniao.

Carlos Spetsnaz disse...

Senhor Carlos tenho uma dica para o senhor.

O senhor gosta de simuladores
Militares?

Pois se o senhor gostar existe um simulador militar chamado Arma2 que é super realístico. só para o senhor ter uma idéia a empresa que fez esse simulador a Bohemia Interactive o fez baseado em um simulador que foi feito por ela exclusivamente para militares.

Esse simulador não é pesado tem apenas 1 Gb ele tem uma versão paga e outra gratuita a diferença é que a versão paga tem campanha e os gráficos são melhores.

Na versão gratuita tem multplayer e single player com algumas missões editor de missões e treinamento básico e avançado treinamento

aqui estao o site oficial para o senhor fazer o dowload se o senhor quizer.

http://www.arma2.com/agegate/agegate.html

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Obrugado Carlos.
Abraços

Justus Rambaldi disse...

Nunca fui fã de 12 convencionais, mas depois da SPAS 12 e 15 comecei a mudar de opinião, mas essa AA12 é uma maravilha adorei o cartucho explosivo, é de um design magnifico.
Se tivesse que voltar hoje ao campo de batalha, com certeza minha escolha seria a AA12 para Close Combat, um Berret .50 com mira térmica e infra, e como back gun uma mp5sd, aliás adoro armas com silenciadores, serviço limpo e sem barulho.
Com essas 3 belezinhas na mochila com certeza que bandido malaca não ia se meter a besta.
Quanto aos PSEUDOS PACIFISTAS vai esse pensamento milenar "NÃO EXISTE PAZ SEM GUERRA". Essa burguesia me dá nojo, aliás são eles quem alimentam a indústria da droga, trabalhador honesto não tem tempo pra balada, bebedeiras, cheirar pó ou fumar cachimbo da paz.

AUROQUE disse...

Carlos gostaria de pedir quando vc pudesse fazer um artigo sobre a Saiga 12 que eu achei demais não deixa nada a desejar pra AA-12.

Esse e um vídeo dela com um tambor também igual ao da AA-12.

http://www.youtube.com/watch?v=KbLcFcU6QJU&feature=related

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Auroque. Coincidentemente coloquei a Saiga na lista de novas matérias ontem de manhã! hehehehe
Abraços

AUROQUE disse...

Esse vídeo e até mais interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=VzErujpv0sU&feature=related

Mauro Lima disse...

Sei que já está um pouco atrasado mas seria legal botar um vídeoclipe do filme "Mercenários" que mostra só os impactos desta arma, quando o "negão" entra em campo com ela, limpando a área. É uma cena muito legal.

Mauro Lima disse...

No filme mercenários, com Stallone, tem uma cena legal que mostra o "negão" varrendo os inimigos com uma destas. Acho que seria legal botar esta cena aqui, mostrando como poderia ser a capacidade dela em combate.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Mauro. Obrigado por lembrar desta cena. Eu a vi. Mas como se trata de uma cena tipica de hollywood, há imperfeições técnicas sobre o poder da arma. Preferi deixar de postar por não ser , realmente, uma cena inspirada na realidade.
Obrigado!
Abraços

scrpodl disse...

Olá Carlos,muito boa matéria parabéms!
Eu gosto muito de armas calibre 12 principalmente a SAIGA 12.
Eu particularmente acho a SAIGA um pouco melhor.Ela tem um desing parecido com o do AK e acho que ela é mais leve,mas não sei quanto ao recuo.
Lí em uma matéria que a polícia norte-americana estava interessada em comprar a SAIGA para seus políciais.
abraços!

Guilherme disse...

Guilherme - Carlos muito boa a resposta que vc deu aquele babaca pseudo intelectual, mas infelizmente esses fdp estão na moda atualmente. Mas falando do que interessa, sei que pela lei qualquer cidadão pode adquirir até duas armas com cano de alma lisa, no caso as espingardas de calíbre 12, 36, 28 etc. Armas de caça, mas gostaria de saber se há restrição para a aquisição legal da AA-12, pois seu calíbre é permitido, tenho vontade de adquirir uma espingarda 12 assim, com carregadores e opção de uso automático e semi-automático, mas de forma legal é claro.

Guilherme disse...

Guilherme - Carlos muito boa a resposta que vc deu aquele babaca pseudo intelectual, mas infelizmente esses fdp estão na moda atualmente. Mas falando do que interessa, sei que pela lei qualquer cidadão pode adquirir até duas armas com cano de alma lisa, no caso as espingardas de calíbre 12, 36, 28 etc. Armas de caça, mas gostaria de saber se há restrição para a aquisição legal da AA-12, pois seu calíbre é permitido, tenho vontade de adquirir uma espingarda 12 assim, com carregadores e opção de uso automático e semi-automático, mas de forma legal é claro.

Guilherme disse...

Guilherme - Carlos muito boa a resposta que vc deu aquele babaca pseudo intelectual, mas infelizmente esses fdp estão na moda atualmente. Mas falando do que interessa, sei que pela lei qualquer cidadão pode adquirir até duas armas com cano de alma lisa, no caso as espingardas de calíbre 12, 36, 28 etc. Armas de caça, mas gostaria de saber se há restrição para a aquisição legal da AA-12, pois seu calíbre é permitido, tenho vontade de adquirir uma espingarda 12 assim, com carregadores e opção de uso automático e semi-automático, mas de forma legal é claro.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Guilherme.
Obrigado.
A AA-12 é restrita pois funciona como uma arma totalmente automática (pode disparar rajadas). Porém, qualquer arma de alma lisa, linga semi auto poderia ser adquirida tranquilamente dentro das normas legais.
Abraços

SOVIETICO disse...

ESTA ARMA ESTA NO FILME PREDADORES, A MINHA PERGUNTA E COMO FACO PARA COMPRAR UMA DESSA !
MEU SONHO DE CONSUMO !

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Sovietico.
Como esta AA-12 opera totalmente automático, ela é restrita no Brasil para civis. Por isso não é permitido compra la.
Abraços

Kléber Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kléber Moreira disse...

Não seria interessante o fabricante trabalhar em uma versão que possuísse trilhos picatinny para acoplar dispositivos de mira, empunhadura vertical adicional, lança granadas. Com coronha rebatível e dobrável?

Cerberus116 disse...

Olá Carlos
Ótima Matéria! quando vai sair uma sobre a DAO-12 (Striker)?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá cerberus.
Esta matéria vai aparecer mas ainda demorará. Estou montando o album de fotos da pagina do blog no facebook e logo estarei de volta a faculdade. meu tempo ficará muito curto.
Abraços

rypes.rtp disse...

parabens pelo blog e pela resposta ao pacifista maconheiro! esse nunca mais passa por aki!

ivan sales rolim filho disse...

E tem muito usuario de canabis apaixonado por armas,maconheiro e pejorativo,usado por babacas mal informados,proletarios que votam no pt

ivan sales rolim filho disse...

Poxa,nao generaliza,a mesma liberdade para se defender deve ser estendida ao direito de se entorpecer,desde que não incomode o vizinho,admiro a tecnologia militar,adoro armas,coleciono airsofts,trabalho muito e nao dispenso meu cachimbo da paz e meus selos magicos,he he,cada coisa na sua hora,adorei o blog,to escolhendo as armas no cod mais consciente agota.abraço pra todos

Kataro Miamoto disse...

é eu acho que realmente tem armas de mais .... nas mãos dos bandidos.

Não sou militar, sou apenas um civil que trabalha de maneira honesta e pago meus impostos alias tento fazer minha parte tentando colocar juízo na cabeça de adolescente ( Sou professor de Física e Físico ), mas ultimamente sinto que é uma batalha perdida quando vejo o noticiário falando sobre jovens que atiram apenas para ver de qual lado o cara cai, e os políticos falando que está tudo normal... Realmente tem arma demais eu acho os políticos devem achar que os bandidos vão as lojas comprar armas. Acredito que tem ter um controle mais rigoroso, e também acredito que as policias merecem ter equipamento a altura e serem altamente profissionalizadas e um salário a altura, um sistema único e informatizado de controle de armas aonde um policial saiba de maneira imediata se um cidadão tenha ou não arma registrada em seu nome. Câmeras nos carros e uniformes dos policiais construídas de maneira inviolável para resguardar os procedimentos e servir como prova pericial.
E sabe o que é mais chato, tudo isso poderia ser implementado mas nosso governo está cheio de ladrões que travam de todas as maneiras leis que mais tarde podem colocar-os em dificuldades perante a lei.
Sim temos armas demais, mas estas armas estão nas mãos das pessoas erradas, essas armas estão na mão de gente que não está nem ai para a vida alheia. E não vejo problemas em ter armas demais, mas que esteja na mão de um policial ou de um cidadão honesto ou de um praticante de esporte (tiro prático, tiro olímpico).

gnavarro disse...

... eh permitido a posse.. p/ civil?

gnavarro disse...

... eh permitido a posse.. p/ civil?

Carlos E. S. Junior disse...

Nesse caso não, pois se trata de uma arma automática.